O crash de 1971 foi um evento que abalou os alicerces da economia mundial. Esse evento histórico aconteceu em decorrência da decisão do governo dos Estados Unidos de suspender a conversibilidade de dólares em ouro. Anteriormente, através do Acordo de Bretton Woods de 1944, os países do mundo inteiro haviam acordado em fixar suas taxas de câmbio ao dólar dos EUA, que por sua vez, estava fixado no valor do ouro.

Essa medida havia sido tomada para facilitar o comércio internacional e estabilizar os sistemas monetários na sequência da Segunda Guerra Mundial. No entanto, a crescente inflação nos EUA, associada ao financiamento constante da Guerra do Vietnã, fez com que o país começasse a imprimir cada vez mais dinheiro, criando um grande déficit em suas contas externas.

No final da década de 1960, a situação econômica dos EUA já estava bem comprometida e a França havia começado a trocar dólares americanos por ouro. Essa prática gerou pânico entre os líderes americanos, que em 15 de agosto de 1971 anunciaram que o país não trocaria mais seus dólares por ouro a uma taxa fixa. Dessa forma, o dólar tornou-se uma moeda flutuante, cujo valor era determinado pelo mercado.

A suspensão da conversibilidade do dólar em ouro teve um efeito cascata no sistema monetário internacional. Outros países começaram a desvalorizar suas moedas nacionais na tentativa de se manterem competitivos em relação ao dólar americano desvalorizado. A desvalorização das moedas internacionais levou a um aumento no preço das mercadorias importadas pelos países, levando a uma inflação generalizada.

Essa crise teve um impacto considerável na economia mundial, afetou o crescimento e gerou desemprego. Como resposta, muitos países adotaram uma política monetária mais restritiva no período após o crash de 1971. Além disso, as taxas de juros internacionais aumentaram significativamente, gerando recessão global.

Em conclusão, o crash de 1971 foi um evento histórico que abalou os alicerces da economia mundial. Essa crise provocou importantes mudanças no cenário econômico global e impactos significativos na política monetária internacional. A partir desse evento, foi criado um novo sistema cambial, o que teve um grande impacto na economia internacional.